Logo do museu

O Musoam

Nossa História

O Museu de Solos da Amazônia (Musoam) foi inaugurado em 5 de dezembro de 2021 e está vinculado ao Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA). Criado por iniciativa do Prof. Dr. Luís Antônio Coutrim dos Santos, o museu se consolidou como um importante espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Com atividades voltadas à divulgação, popularização e difusão da ciência do solo e de suas relações com os ecossistemas amazônicos, o Musoam desempenha papel fundamental na educação científica e ambiental da região.

O acervo conta com mais de 100 monolitos de solos representativos da Amazônia, além de uma coleção de rochas e minerais, maquetes ilustrativas e experimentotecas de solos, que tornam o espaço uma valiosa ferramenta educacional.

Imagem de pedras gigantes formando um corredor no Canyon

MISSÃO

Difundir e popularizar a Ciência do Solo, visando sua conservação pela conscientização da sociedade a fim de promover a integração da ciência, educação e da natureza.

VALOR

Promoção da interdisciplinaridade, da troca de experiências, da responsabilidade socioambiental e da inovação com ideias e ações contemporâneas. Nossa visão tornar-se referência em Museu de Solos, facilitando o acesso a sociedade e público acadêmico.